segunda-feira, 7 de maio de 2018

Quem eu sou? Quem tu és?


Certa vez fui convidada para um encontro de mulheres, desses com palestras e troca de experiências. Estava tudo muito bem, embora eu seja meio às avessas com encontros cuti cutis. Não, não estou de mau humor. É que a minha praticidade contraria algumas delicadezas.

Estava eu lá, pronta a participar do encontro e me perguntaram: "Como te apresento"? De imediato, respondi: "Meu nome é Luisa. Pode me apresentar assim mesmo".

Um tanto que perplexa, a pessoa, educadamente, respondeu que teria que mencionar meu cargo, formação, sei lá mais o quê. Tudo bem, porém eu ainda era (tardiamente) estudante de Jornalismo. Na hora, ajeitamos algo bonitinho para dizer. Acho que ficou a contento.

Bom, mas o que quero dizer é que somos mais do que aquilo que fazemos. Roubo esse pensamento de um artigo que li nesta manhã.  Leia no link abaixo, faz um favor. Depois não diz que fiz plágio.

Você não é o que você faz

Até quando seremos separados, vistos por aquilo que nos designa exteriormente. Claro que agricultor tem cabeça de agricultor, jornalista de jornalista, médico de médico. Insisto. Somos mais do que isto. Somos filhos de alguém, gostamos de abóbora (éca), fizemos maratona na Netflix, corremos todos os dias (quem dera), choramos à toa (eu, sempre).

Então, nada de perspectivas. O seu João da padaria nem sempre está feliz por acordar às 5h para amassar pão. Antes de ser padeiro, ele é o João que não sabe onde deixou a carteira ontem. Por isso, o mau humor logo cedo.

A Milene do xerox brigou com o namorado. Está de óculos escuros em plena luz do dia porque chorou. Não, ela não é sem noção.

O chefe. Ah! O chefe. Quem manda você ser o primeiro a aparecer na frente dele justamente quando recebeu um telefonema do laboratório pedindo que voltasse lá com urgência.

Sendo assim, não somos o que fazemos. Pelo menos, não só o que fazemos... Temos essência. Somos o que somos. Reservo-me o direito de ser o que sou. Claro, sem impôr meus defeitos aos meus amigos. Aliás, este assunto rende também. Mas não hoje. Quem sabe amanhã?

Luisa Neves, jornalista, casada com Lusardo e mãe de Isaque e Samuel. Tem ainda o Benjamin, o salsicha que dizem que é cachorro...


Nenhum comentário:

Postar um comentário